Biografias

João Andrade Nunes | Maestro e Diretor Artístico

Nascido no Sabugal, em 1990, iniciou os seus estudos de música no Conservatório de Música Pedro Álvares Cabral, em Belmonte.
No ano de 2008 ingressou na Banda da Armada, como solista e, em 2011, terminou os seus estudos superiores em Música, na Escola Superior de Música de Lisboa. Nesta instituição estudou técnicas de composição e harmonização com João Madureira. Fora da academia realizou, ainda, cursos de composição com Domenico Ricci, Fernando Lapa e Jorge Constante Pereira.
Desde 2011, tem musicado e harmonizado inúmeros textos litúrgicos. Grande parte das suas composições encontram-se distinguidas e divulgadas pelos principais meios de divulgação de música litúrgica. Nesse sentido, destacam-se várias obras publicadas em plataformas digitais e em formato impresso como: Livro Cinzento – laboratório 2019, Editorial Frente e
Verso, Braga, 2019 e no Cantoral Nacional para a Liturgia, Secretariado Nacional de Liturgia, Serviço Nacional de Música Sacra, Fátima, 2019.
Como maestro fundou, em 2015, um peculiar projeto de divulgação e incremento de música sacra na liturgia designado de Ensemble e Coro São Tomás de Aquino, residente na Igreja São Tomás de Aquino, em Lisboa.
Em 2019 integrou, como elemento do júri, o I Concurso Internacional de Composição, Prémio Clotilde Rosa e o Prémio de Composição Pe. Miguel Carneiro.
Para lá da sua atividade musical é licenciado e mestre em Direito, pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa onde, atualmente, é doutorando e docente.

Maria de Fátima Nunes | Maestrina

Natural de Lisboa (1987), realizou os seus estudos musicais no Instituto Gregoriano de Lisboa, é licenciada em Fisiologia Clínica (Escola Superior de Tecnologias da Saúde de Lisboa) e mestre em Direcção Coral – ensino e performance, sob orientação de Paulo Lourenço (Escola Superior de Música de Lisboa). Trabalha regularmente como maestrina e mezzo-soprano nalguns projectos nacionais e internacionais e ainda como professora de coro na Escola de Música de Nossa Senhora do Cabo e Instituto Gregoriano de Lisboa. Na área do canto teve oportunidade de trabalhar com Armando Possante e Manuela de Sá. Como solista, realizou alguns concertos em repertório de várias épocas e estilos. Tem trabalhado com Michel Corboz, Esa Pekka Salonen e Patrice Chéreau, John Nelson, Leonardo García Alarcón, entre
muitos outros. Fez parte do Tenso Europe Chamber Choir 2015 (Kaspars Putnins) e participou em vários festivais de renome na Europa integrando vários agrupamentos, como o Festival de Ambronay (FR), Festival d’Aix en Provence, Oude Muziek (NL). É maestrina assistente do Coro Participativo do Summer Choral Festival of Lisbon (desde 2017) e do Coro Participativo da Fundação Calouste Gulbenkian (2017 e 2018). Faz parte do Ensemble São Tomás de Aquino como membro e maestrina assistente. Como cantora de ensemble, trabalha regularmente com o Choeur du Chambre de Namur (BE), Officium Ensemble e Coro Gulbenkian (PT), neste último é também assistente da direcção artística.

André Ferreira | Organista

André Ferreira iniciou os seus estudos de órgão com António Esteireiro no Instituto Gregoriano de Lisboa, continuando posteriormente com Jos van der Kooy no Conservatório de Haia. É licenciado em Órgão pelo Conservatório de Amesterdão, onde estudou com Jacques van Oortmerssen, tendo igualmente a oportunidade de trabalhar com Pieter van Dijk. Concluiu os mestrados em performance e em ensino de música da Escola Superior de Música de Lisboa (ESML), sob a orientação de João Vaz.
Frequenta a licenciatura em Oboé Barroco, com Pedro Castro, na ESML. Como solista ou integrado em diversos agrupamentos musicais já efectuou recitais em Portugal, Espanha, Itália, Holanda, Inglaterra e Nova Zelândia.
Fundou juntamente com Maria Bayley e Teresa Duarte o Ensemble 258, com quem igualmente organizou e produziu o ciclo de música antiga “7 Colinas / 7 Cantatas” em Lisboa. Colabora como organista, em Lisboa, com a Paróquia de S. Tomás de Aquino e com a Paróquia de Santa Maria de Belém, Mosteiro dos Jerónimos.
É professor de Órgão na Escola Diocesana de Música Sacra do Patriarcado de Lisboa, no Conservatório de Mafra e na Sé Catedral de Faro.
É licenciado em Matemática Aplicada e Computação pelo Instituto Superior Técnico.