Novidades

Temporada de Música São Tomás de Aquino 22/23 – Concerto de Natal

Igreja Paroquia de São Tomás de Aquino (Lisboa)

21 de Dezembro 21:15H

No dia 21 de dezembro, às 21:15H, na Igreja Paroquial de São Tomás de Aquino, o Ensemble São Tomás de Aquino realizará o seu já tradicional concerto de Natal. Com o tema Natal ao Sul, será efetuada uma viagem musical pelos mais belos e tradicionais cantos natalícios portugueses que integram a nossa memória individual e coletiva. No fundo, uma verdadeira valorização daquele que pode ser chamado “O Natal Português”.

08.11.2022

Concertos “Natal ao Sul”

Com o tema “Natal ao Sul”, será efetuada uma viagem musical pelos mais belos e tradicionais cantos natalícios portugueses que integram a nossa memória individual e coletiva. No fundo, uma verdadeira valorização daquele que pode ser chamado “O Natal Português”.

10 de Dezembro 18H

Auditório Municipal do Sabugal

10 de Dezembro 21H

ExpoEcclesia – Antiga Capela do Seminário e Paço Episcopal da Guarda

11 de Dezembro 15H

Igreja Matriz de Sortelha

08.11.2022

Concerto “Grande Presépio Popular”

Seminário Franciscano da Luz (Carnide)

8 de Dezembro 16H

Preparando o 8.º centenário (1223-2023) do Presépio Franciscano de Gréccio, no Seminário Franciscano da Luz (Carnide), no dia 8 de Dezembro, o Ensemble São Tomás de Aquino remarcará presença na mostra de uma réplica do “Grande Presépio Popular”, aqui numa produção dos Joalheiros Leitão & Irmão.

08.11.2022

Concerto “Herança do Natal ao Sul”

Igreja Matriz de Oliveira de Azeméis, 3 de Dezembro 21h

Visitar as diversas tradições musicais portuguesas, desenvolvidas no contexto das festas da natividade cristã, é descobrir um Natal diferente daquele que vemos representado na cena mediática, influenciado por outras geografias europeias. A «mística dos países do sul», materializada nos presépios, permite uma fácil identificação entre a história sagrada e a experiência social, festejando a vida, o futuro, a família e o mistério crente de um «Deus humanado». O Ensemble São Tomás de Aquino propõe, assim, uma viagem por  diversas paisagens sonoras natalícias, do Sul da Europa, entre os séculos XVI e XXI.

08.11.2022

Concerto “Vivaldi e a inspiração feminina”

No dia 2 de Outubro, pelas 16H, na Igreja Matriz do Sabugal,  o Ensemble São Tomás de Aquino (coro feminino e orquestra), sob a direção de João Andrade Nunes, marcará presença no Festival de Música “Sons do Côa” para realizar um concerto dedicado à obra sacra de Antonio Vivaldi (1678-1741). Laetatus sum [salmo 121] RV 607, In exitu Israel [salmo 113] RV 604 e Gloria RV 589. Na verdade, as suas obras, pensadas para as educandas do Ospedale della Pietà (Veneza), terão sido maioritariamente realizadas, na época, sem recurso a vozes masculinas. Quisera o destino, porém, que as mesmas tenham vindo a ser apropriadas por coros mistos. Esta revisitação da obra do Prete Rosso permitirá ao público, não só a redescoberta de tais obras na sua versão original, o que é invulgar, como a escuta das mesmas no seu habitat

Programa

Laetatus sum [psalm 121]RV 607

Hymnus Ave Maris Stella | Gregoriano

In exitu Israel [psalm 113] RV 604

Kyrie |Gregoriano “Missa cum jubilis”

Gloria RV 589

Ensemble São Tomás de Aquino

Maria de Fátima Nunes, preparação vocal

João Andrade Nunes, direção

A entrada é livre.

19.09.2022

Concerto “Glória de Vivaldi RV 589”

No próximo dia 23 de setembro, pelas 21H, na Igreja São Tomás de Aquino, o Ensemble São Tomás de Aquino realizará o concerto de abertura da VI Temporada de Música de São Tomás de Aquino com um programa inteiramente dedicado à música sacra de Antonio Vivaldi. A entrada é livre!

Programa

Laetatus sum [psalm 121]RV 607

Hymnus Ave Maris Stella | Gregoriano

In exitu Israel [psalm 113] RV 604

Kyrie |Gregoriano “Missa cum jubilis”

Gloria RV 589

Ensemble São Tomás de Aquino

Maria de Fátima Nunes, preparação vocal

João Andrade Nunes, direção

19.09.2022

Temporada de Música de São Tomás de Aquino 2022/ 2023

No próximo dia 23 de setembro, pelas 21H, a Igreja São Tomás de Aquino (Laranjeiras) volta a abrir portas para mais uma temporada musical recheada de momentos únicos. A VI Temporada de Música de São Tomás de Aquino, organizada pela Associação Cultural Oito Ecos em parceria com a Paróquia de São Tomás de Aquino, uma vez mais, contará com vários programas e iniciativas até Julho de 2023. Não faltará, naturalmente, o já tradicional concerto de Natal ou as várias estreias absolutas que o Ensemble São Tomás de Aquino tem vindo a realizar, ano após ano.

A Temporada de Música de São Tomás de Aquino conta com o apoio Antena 2, Paulus Editora e Revista Da Capo e tem como principais mecenas 7 Rabbit Store, Plantome, Aberto para obras, Galeria Paleta e DCM Lawers.

19.09.2022

Concerto «O Sopro e a Palavra»

Depois da sua trajetória no interior de uma modernidade musical controlada pela «intelligentsia» soviética, Arvo Pärt conheceu um período de silêncio composicional, entre 1963 e 1974. Durante essa travessia aprofundou o seu conhecimento sobre o património musical europeu. Nesse contexto de conversão estética e peregrinação espiritual, emergiram as primeiras obras no idioma pessoal que apelidou de «tintinnabulum» (pequeno sino). A «Missa Syllabica» de 1977 (revista em 1996) faz parte desta rutura instauradora.

Acerca desta missa, escreveu: «Eu tinha a intenção de abordar o texto, calando o mais possível as minhas emoções e a minha inteligência, tratando-o de maneira objetiva.» A ideia de objetividade transcreve-se num trabalho minucioso sobre o texto, cuja estrutura silábica explica todo o processo musical: «posso dizer que no meu trabalho, levo em consideração, a mais pequena sílaba, cada vírgula, ponto ou acento». Como um eco das especulações dos autores medievais, o divino exprime-se a partir da ideia de proporção numérica. Segundo esta herança, a música é uma linguagem sobre a essência divina e o número é a manifestação da ordem da Criação.

A «Missa Syllabica» inclui o chamado «comum» da sequência litúrgica (Kyrie, Gloria, etc.). Mas, neste concerto, dialogará com uma obra para saxofone(s) solo escrita por Alfredo Teixeira: «Seis gestos para uma liturgia sem palavras». Os seis números desta obra percorrem um itinerário complementar, o chamado «próprio» da missa, associando cada momento a um gesto orante. Para o compositor, foi particularmente relevante a leitura de um texto de Michel de Certeau de 1964 sobre a pessoa orante, apresentada como uma «árvore de gestos»: levantar-se, inclinar-se, erguer os braços, caminhar, etc. Trata-se de um léxico do corpo: «O orante caminha para Deus. Com a parca bagagem dos seus gestos e palavras, prossegue a sua humilde peregrinação. A sucessão das suas posturas e dos seus passos, nesse caminho, implicam a negação de cada postura: não, Deus não está a aqui, mas num lugar outro, sempre mais além, dito por outros vocábulos, recolhido noutras medidas».

O Ensemble STA pretende proporcionar um contexto de vivência espiritual da música, entre o «sopro» e a «palavra». A estrutura da sequência litúrgica é aqui, também, um lugar de hospitalidade para a palavra poética, como uma fenda espiritual no mundo. A partir de uma composição literária de excertos de Fernando Pessoa e seus heterónimos, Rui Paulo Teixeira oferece-nos, em «Mensagens», um mosaico de espiritualidade, para além das fronteiras do sagrado e do profano, numa obra escrita para o 125º aniversário do nascimento de Fernando Pessoa. Alfredo Teixeira, dando continuidade à sua série «Lectiones», propõe-nos a escuta de uma ode de Pedro Braga Falcão, «Pai, a morte vem». A exploração poética do enigma da presença/ausência transcreve-se num colóquio de transparências que envolve as vozes e o saxofone alto. Este itinerário literário inclui a poesia litúrgica. João Fonseca e Costa visita um hino latino cujo lirismo não parou de suscitar novas leituras musicais, desde a Idade Média. Depois da «première» em Nova Iorque, em 2019, a obra conhece agora a sua estreia em Portugal, abrindo-nos ao diálogo entre a memória do canto monódico e a expressividade das grandes harmonias, até à última palavra deste concerto, «Amen» – uma palavra de confiança que quer resgatar a harmonia do mundo.

Missa Syllabica, SATB e órgão (1977/1996), Arvo Pärt

Seis gestos para uma liturgia sem palavras, Saxofone Solo (2022), Alfredo Teixeira

Mensagens – Ode filosófica para um poeta da humanidade, SATB(2013), Rui Paulo Teixeira

Pai, a morte vem – Lectio XII, SATB & Saxofone Alto (2022), Alfredo Teixeira

Ave maris stella, SATB (2019/2020), João Fonseca e Costa

Ensemble São Tomás de Aquino

André Ferreira, órgão

João Andrade Nunes, saxofone

Pedro Morgado, voz recitante

Maria de Fátima Nunes, direção

15 JUL 2022 | 21h | Igreja Paroquial de São Tomás de Aquino

ENTRADA LIVRE

07.07.2022

«Missa Syllabica» de Arvo Pärt

Dando continuidade ao seu projeto de apresentar interpretações contemporâneas dos textos da liturgia eucarística, a Comunidade da Capela do Rato acolherá no dia 5 de junho, Solenidade de Pentecostes, na celebração da eucaristia, às 11h30, a interpretação da «Missa Syllabica», de Arvo Part, pelo Ensemble S. Tomás de Aquino. 

A «Missa Syllabica» tomará o seu lugar natural no «comum» da sequência litúrgica (Kyrie, Gloria, etc.). O «próprio» (Entrada, Sequência, Ofertório) da missa de Pentecostes acolherá uma obra para saxofone solo escrita por Alfredo Teixeira: «Seis gestos para uma liturgia sem palavras».

Neste dia solene de plenitude do tempo pascal, a Comunidade da Capela do Rato procura oferecer e experimentar uma vivência estética, dando a conhecer a criatividade e essa dimensão inspiração cristã da criatividade musical de Arvo Pärt.

5 de junho | 2022 | Solenidade de Pentecostes
Comunidade da Capela do Rato
Missa Syllabica (1977/1996), Arvo Pärt
Seis gestos para uma liturgia sem palavras (2022), Alfredo Teixeira
Ensemble São Tomás de Aquino | João Andrade Nunes, saxofone e direção
Maria de Fátima Nunes, preparação vocal

19.05.2022

Lançamento do II ciclo do projeto musical “Vou interpretar o meu enigma ao som da lira. Música, Liturgia, Espiritualidade”

Na sequência do bom acolhimento que o I ciclo do projeto musical “Vou interpretar o meu enigma ao som da lira. Música, Liturgia, Espiritualidade” obteve, o Ensemble São Tomás de Aquino lançou, no seu canal de YouTube, o II ciclo do mencionado projeto musical.

Trata-se de um projeto desenvolvido pelo Ensemble São Tomás de Aquino que, em parceria com a Paróquia São Tomás de Aquino e a Associação Cultural Oito Ecos, em suporte digital, procura dar continuidade à apresentação de novos momentos musicais que visam ser um contributo para a vivência espiritual da chamada Semana Maior.

Deste modo, no Domingo de Ramos, na Quinta e Sexta-feira Santas e no Domingo de Páscoa, sempre às 21:00 horas, serão publicadas, no referido canal do YouTube, obras litúrgicas de Manuel Luís, Manuel Faria, Ferreira dos Santos e Alfredo Teixeira.

12.04.2022

Concerto na Igreja Paroquial do Soito – Sabugal

No passado dia 27 de março, o Ensemble São Tomás de Aquino esteve no Soito, Sabugal, para realizar um concerto por ocasião das obras de requalificação da Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Conceição do Soito. Brevemente, publicaremos um pequeno registo desde belíssimo concerto!

12.04.2022

Natal Português no Museu Nacional de Arte Antiga

No dia 21 de dezembro, às 19h00, no Auditório do Museu Nacional de Arte Antiga, o Ensemble São Tomás de Aquino realizará um concerto de Natal dedicado ao cancioneiro natalício português. “Linda Noite de Natal”, “Natal de Elvas”, “Natal de Linhares”, “Pastores que andais na serra”, serão algumas das canções interpretadas. 

Entrada livre, observando as normas da DGS.

16.12.21

Ó Noite Brilhante – Concerto de Natal

No dia 18 de dezembro, às 21h00, na Igreja Paroquial de São Tomás de Aquino, o Ensemble São Tomás de Aquino realizará um concerto de Natal que se insere na Temporada de Música de São Tomás de Aquino. No ano em que decorre o centenário sobre o nascimento de Lucien Deiss, o Ensemble São Tomás de Aquino apresenta um programa que junta à voz de Deiss outras vozes, num amplo fresco espiritual, pintado com as cores da piedade mariana e do espírito do Advento e do Natal. John Tavener, James MacMillan, Gabriel Jackson, Ivan Moody, Richard Allain, Alfredo Teixeira (com a poesia de José Tolentino Mendonça) têm em comum o facto de darem continuidade a um trabalho composicional fortemente marcado pela memória da música ritual de diferentes geografias crentes. Assim, este é um concerto a várias vozes, em diversos sentidos, incluindo esse desejo de viver o Natal como uma celebração ecuménica, aberta a todas as vozes de «boa vontade».

Entrada livre, observando as normas da DGS.

16.12.21

Bênção e inauguração do órgão de tubos da Igreja de Santa Maria Madalena do Campo (Viseu)

É com particular gosto que anunciamos a nossa presença em Viseu, na Paróquia de Campo Santa Maria Madalena, dia 20 de Novembro, para realizar Vésperas e um concerto inaugural de um órgão de tubos. Muito nos honra o convite efetuado. Será um momento muito especial. Apareçam!

16.11.2021

Concerto comemorativo do 50.º aniversário do órgão de tubos “Pels Van Leeuven”

No dia 18 de Setembro, pelas 16:30, na Igreja de São Tomás de Aquino, terá lugar o primeiro concerto da Temporada de Música de São Tomás de Aquino 2021-2022.Trata-se de um concerto comemorativo do 50.º aniversário do órgão de tubos “Pels Van Leeuven”, o qual será preenchido com a estreia mundial da obra “Missa sobre o Mundo”, para órgão e voz recitante, de Alfredo Teixeira, a partir de um texto homónimo de Teilhard Chardin, e com a cantata “Wir müssen durch viel Trübsal”, BWV 146. Entrada livre, sujeita à limitação de lugares e demais diretivas de saúde pública vigentes. 

31.08.21

Vivaldi e a inspiração feminina – Concerto dia 4 de setembro

No dia 4 de Setembro, no âmbito do Festival no Termo 2021, o Ensemble São Tomás de Aquino apresentar-se-á na Igreja de São João Baptista do Lumiar, pelas 19H, para realizar um concerto inteiramente dedicado à música sacra de António Vivaldi. Sob o mote  “Vivaldi e a inspiração feminina”, as vozes femininas do Ensemble São Tomás de Aquino, acompanhadas por um efetivo orquestral, entre outras obras, apresentarão o famigerado Gloria RV 589, numa tentativa de recriação do cenário quotidiano do Ospedalle della Pietà. Entrada livre, sujeita à limitação de lugares e demais diretivas de saúde pública vigentes.

31.08.21

Temporada de Música de São Tomás de Aquino 2021-2022

A Temporada de Música de São Tomás de Aquino 2021-2022 está prestes a começar! Muitas serão as surpresas e as oportunidades de assistir a momentos artísticos únicos. Uma vez mais, o Ensemble São Tomás de Aquino, com a versatilidade e dinâmica que lhe são inerentes, apresentar-se-á com variadas formações, nas quais o órgão de tubos “Pels & Van Leeuven”, que este ano comemora o seu 50.º aniversário, estará em destaque. Não faltará, naturalmente, o já tradicional concerto de Natal ou as várias estreias absolutas que o Ensemble São Tomás de Aquino tem vindo a realizar, ano após ano.

31.08.21

Música e espiritualidade para este tempo

No dia 5 de junho, às 21h00, na Igreja Paroquial de São Tomás de Aquino, o Ensemble São Tomás de Aquino regressa à sua temporada de concertos, com a estreia de Hinário para um tempo de confiança, de Alfredo Teixeira. A obra resulta de um trabalho continuado sobre a poesia litúrgica de Frei José Augusto Mourão OP (1947-2011). A estreia assinala o décimo aniversário da sua morte, ocorrido no passado 5 de maio, celebrando a singularidade da sua palavra poética na contemporaneidade portuguesa.

O concerto abre com The Beatitudes, para coro misto (ou solistas) e órgão, obra composta em 1990 (revista em 1991) pelo compositor estoniano Arvo Pärt, raramente apresentada em Portugal. A obra tem a particularidade de ser uma das primeiras em que o compositor trabalha sobre a língua inglesa. A composição é baseada numa secção do chamado «Discurso da Montanha», no Evangelho de Mateus (5:3-12). Trata-se de uma meditação musical sobre um dos textos matriciais do património espiritual da nossa cultura.

Concerto pelo Ensemble São Tomás de Aquino

Local: Igreja Paroquial de São Tomás de Aquino | R. Virgílio Correia, 1600-223 Lisboa

Data: 05 JUN 2021

Hora: 21h

Duração: 60 minutos

Entrada livre, pela ordem de chegada até ao limite da lotação definida (um terço da lotação da igreja), com uso obrigatório de máscara

PROGRAMA:

The Beatitudes, Arvo Pärt 1990-1991 [coro e órgão]

Hinário para um tempo de confiança, Alfredo Teixeira 2021 [Coro, saxofone e órgão]

23.05.21

Vou interpretar o meu enigma ao som da lira

Vendo-se privado da sua experiência comunitária paroquial, o Ensemble STA, ao longo das próximas semanas, irá apresentar, em suporte digital, o seu recente projeto “Vou interpretar o meu enigma ao som da lira. Música, Liturgia, Espiritualidade”. Trata-se de um projeto desenvolvido pelo Ensemble São Tomás de Aquino que, em parceria com a Paróquia São Tomás de Aquino, procura apresentar, através do seu canal do YouTube, um conjunto de nove pequenos momentos musicais que visam ser um contributo para a vivência espiritual na Quaresma. Desta forma, na Quarta-feira de Cinzas, em todas as sextas-feiras da Quaresma, na Quinta e Sexta-feira Santas, sempre às 21:30, serão apresentadas, em suporte vídeo, gravações inéditas de obras litúrgicas portuguesas. Do século XVII ao século XXI, numa aliança entre Música, Liturgia e Espiritualidade, ouvir-se-ão obras de Estêvão de Brito, Manuel Cardoso, Diogo Dias Melgaz, José Maurício, Joaquim dos Santos, Miguel Carneiro, Fernando Lapa, Alfredo Teixeira e João Andrade Nunes.

Assista aqui ao vídeo de apresentação desta iniciativa.

14.02.2021

Dia de São Tomás de Aquino

No próximo dia 31 de janeiro, celebra-se o dia de São Tomás de Aquino. O Ensemble STA irá participar no ofício de Vésperas, às 18h, e na Eucaristia, às 19h.

21.12.2020

Eucaristia Dominical 03.01.2021

A primeira Missa solenizada pelo Ensemble São Tomás de Aquino em 2021 será no dia 3 de janeiro, pelas 12h, na Igreja de São Tomás de Aquino.

21.12.2020

Apresentação de CD na Igreja de Nossa Senhora do Rosário

No dia 10 de dezembro, às 19h, iremos apresentar o nosso projeto discográfico “Vimos do Mar e da Montanha” na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, em São Domingos de Benfica. Este evento será dinamizado pela Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica.

06.12.2020

Eucaristia Dominical 08.12.2020

No próximo dia 8 de dezembro, pelas 12h, o Ensemble São Tomás de Aquino irá solenizar a festa da Imaculada Conceição de Maria na Igreja de São Tomás de Aquino. Serão cumpridas todas as normas de segurança recomendadas.

29.11.2020

Lançamento do nosso novo CD!

No dia 28.11.2020 lançámos o nosso novo CD “Vimos do Mar e da Montanha”. Veja as fotografias deste momento tão especial na nossa galeria. Pode adquirir o CD nas lojas ou site da Paulus, na Igreja de São Tomás de Aquino, na Fnac ou na Wook. Esperamos que desfrute dele tanto como nós! Com o Natal a aproximar-se, que melhor presente do que este?…

29.11.2020

Concerto de Natal

Este ano faremos o nosso já tradicional concerto de Natal no dia 18 de dezembro às 21h, na Igreja de São Tomás de Aquino (Laranjeiras). Entrada gratuita mediante inscrição em: ptomasaquino@gmail.com. Este concerto terá também transmissão em direto. Venha festejar o Natal connosco!

Fotografia de José Manuel Russo

22.11.2020

Apresentação do novo CD do Ensemble STA

O Ensemble São Tomás de Aquino e a Paulus Editora convidam V. Exa. a estar presente na apresentação do projeto discográfico “Vimos do Mar e da Montanha”, que terá lugar no próximo dia 28 de novembro pelas 11h, na Igreja São Tomás de Aquino (Laranjeiras). Reserve já o seu lugar em: ptomasaquino@gmail.com. Em alternativa, assista em direto em https://www.youtube.com/c/PaulusPt1943

22.11.2020

Seja bem-vindo ao nosso novo site!

É com orgulho que anunciamos a publicação do nosso novo site. Aqui poderá saber mais informações sobre o Ensemble São Tomás de Aquino, ver registos dos nossos concertos anteriores e manter-se sempre a par das nossas novidades. Não deixe também de visitar a nossa página de Facebook e o nosso canal no Youtube!

22.11.2020