Discografia

Visitar as diversas tradições musicais portuguesas – desenvolvidas no contexto das festas da natividade cristã e interiorizando outros substratos culturais – é descobrir um Natal vincadamente diferente daquele que vemos representado na cena mediática. Nas tradições portuguesas, encontramos o que se poderia apelidar de mística do sul. Os imaginários e as narrativas centram-se na figura do Menino Jesus e no quotidiano da Sagrada Família. Esta figuração, materializada nos presépios, permite uma fácil identificação entre a história sagrada e a experiência social, celebrando a vida a nascer e o mistério crente de um Deus humanado.

As narrativas que exprimem a celebração do Menino Deus expõem uma religiosidade de índole doméstica, atualizadora de uma linhagem de afetos, nas casas e nos lugares comunitários. O Natal carrega os significados da religião do lar, nos seus dramas e encantamentos. Na música portuguesa de Natal, recolhida etnograficamente e recriada por vários compositores, podemos encontrar o rasto deste Natal ao sul – lugar onde se miniaturiza a história santa e se humaniza o divino, celebrando a família, a maternidade e a infância.

Alfredo Teixeira, antropólogo e compositor

Vídeo promocional. Créditos: David Cunha

CD disponível para aquisição em: Paróquia São Tomás de Aquino e através de ensemblesta@gmail.com

Em novembro de 2020, o Ensemble São Tomás de Aquino lançou o seu primeiro projeto discográfico, “Vimos do Mar e da Montanha”. Pode adquirir este CD no site da Paulus, na Fnac ou na Wook.

O CD acompanha-se de um livro com partituras. Deixamos aqui um pequeno exemplo:

Poderá assistir também a um vídeo do making of :

Making of do CD “Vimos do Mar e da Montanha”